EBSA
Generalidades
EBSA – EMPRESA DE ENERGÍA DE BOYACÁ
EBSA S.A. E.S.P. é uma empresa colombiana de serviços públicos domiciliares, mista, com cobertura no departamento de Boyacá, que fornece energia a aproximadamente 450 mil usuários; atualmente conta com 550 funcionários ativos.
Entidade
Com sessenta e um anos de história, a Empresa de Energia de Boyacá – EBSA S.A. está catalogada como uma das entidades mais importantes da região devido à prestação de serviço público de energia elétrica a mais de 450 mil usuários. Dentro de suas projeções está a cobertura de todo o departamento nos setores comercial, industrial e residencial; e sua boa gestão se reflete no crescimento de suas operações, com um sistema de distribuição que beneficia áreas rurais e urbanas em 123 municípios do departamento de Boyacá.
A empresa trabalha com uma filosofia de qualidade, buscando melhoria contínua e evolução em seu portfólio de produtos, a fim de oferecer um serviço eficiente a seus clientes. A EBSA recebeu a certificação ISO 9001:2000 do CIDET, e em 2007 e 2008 foi certificada novamente pela mesma entidade.
Desafio
A infraestrutura tecnológica da EBSA vem crescendo ao longo dos anos, devido à aquisição de sistemas de apoio a diferentes aplicações e serviços da entidade. A empresa desenvolveu uma estratégia para modernizar seus sistemas de informação e redes de comunicação a fim de proporcionar melhor desempenho às operações comerciais.
Dentro desta estratégia, foi identificada a necessidade de atualizar a plataforma de servidores IBM que vem operando na entidade durante vários anos. Também incluiu a aquisição de um sistema de armazenamento melhor que respondesse ao volume de dados tratados pela entidade.
Solução
Para superar todos estes desafios, a EBSA desenvolveu uma série de projetos de modernização, para os quais entrou em contato com diferentes fornecedores presentes no mercado colombiano. A Redsis participou e foram-lhe adjudicados os projetos de infraestrutura de rede e servidores.
A EBSA recebeu da Redsis uma solução “chave na mão”, com todo o conhecimento e experiência que seus engenheiros poderiam fornecer para projetar e implementar toda a infraestrutura de rede da EBSA, bem como modernizar os servidores e implementar as novas soluções de armazenamento necessárias.
A entidade trocou vários dos servidores por equipamentos da mesma linha, mas mais potentes e com maior capacidade de processamento. Tudo isso para fortalecer a plataforma para aplicações comerciais e SAP, a solução ERP adquirida pela empresa. Da mesma forma, foram instaladas soluções para compressão de dados e alta disponibilidade; todas com tecnologia IBM. Este projeto começou em janeiro de 2016 e foi concluído em agosto do mesmo ano.
Benefícios
“Todos estes projetos estão focados na continuidade dos negócios, ou seja, que o usuário possa acessar as diferentes aplicações sem interrupções no caso de uma possível falha de um dos servidores, já que é imediatamente assistido por outro servidor. Oferecer alta disponibilidade foi fundamental para este projeto; todos os serviços da área comercial agora têm quatro nós em dois servidores, o que torna viável que, se um dos dois falhar, será substituído pelo próximo; além disso, se todo o centro de informática da cidade de Tunja entrar em colapso, o centro de informática em Sogamoso começará a funcionar”, explicou o Engenheiro Gilberto Calderón Baez, Diretor de TI da EBSA.
Os tempos de resposta em todos os processos foram melhorados em alta porcentagem, graças em grande parte à modernização dos sistemas de armazenamento que já tinham quase 10 anos de operação. “O grau de aceitação foi muito alto porque o aumento da velocidade da rede melhorou o acesso à Internet, às aplicações e isto é algo que os usuários verificam imediatamente. A estratégia de TI é fazer a rotação do equipamento de tempos em tempos, e é por isso que nos preparamos para realizar as atualizações que são consideradas relevantes quando o equipamento atinge seu ciclo de vida útil”, explica o engenheiro.
A Redsis e a EBSA mantêm uma relação comercial há muito tempo e alcançaram os resultados esperados em cada projeto, tanto a nível tecnológico quanto empresarial. “A Redsis nos deu confiança, porque eles têm as pessoas certas, atingiram os objetivos e com propostas de investimento competitivas, o que nos dá um retorno mais rápido do investimento”, conclui o engenheiro.