OUTROS CASOS BEM SUCEDIDOS

PUERTO DE BARRANQUILLA

Generalidades

PUERTO DE BARRANQUILLA

Logística e transporte

BARRANQUILLA

A entidade deu um salto tecnológico com a execução de um novo Datacenter de classe mundial, com todos os elementos de infraestrutura, conectividade e segurança para apoiar os desafios futuros.

Entidade

Na esquina do Mar do Caribe e do Rio Magdalena, está localizada a Puerto de Barranquilla – Sociedad Portuaria, que se estabeleceu como o mais importante porto polivalente da costa do Caribe colombiano. A organização tem a concessão da operação do porto marítimo e fluvial da cidade de Barranquilla desde 2003, e atualmente tem um contrato de concessão prorrogado até 2033.

Com o objetivo de se tornar uma plataforma logística que atenda às necessidades de seus clientes e as de uma cidade ansiosa para aproveitar ao máximo sua posição geográfica privilegiada, o terminal vem executando desde 2015 um Plano Diretor de Investimentos, que consiste em 117 projetos focados principalmente na aquisição de equipamentos, melhoria de infraestrutura, fortalecimento da segurança e automação de processos, com um investimento de US$129.000 milhões até 2017.

Desafio

Dentro de seus investimentos, a tecnologia da informação ocupa uma linha importante, levando em conta seu impacto sobre a continuidade e confiabilidade dos serviços que prestam. Por este motivo, foi necessário substituir sua antiga infraestrutura por uma mais moderna e adequada às demandas previstas pela entidade e pelo contexto.

“Antes tínhamos uma sala de máquinas, onde alojávamos os servidores, que inicialmente eram poucos, mas à medida que o negócio crescia, exigia muito mais poder computacional, e com todos os processos que estavam sendo tratados vimos a necessidade de pensar em um projeto para expandir significativamente esta infraestrutura em linha com os mais altos padrões nacionais e internacionais”, explica Enoc Rubio, Chefe de infraestrutura TIC da Puerto de Barranquilla – Sociedad Portuaria.

O primeiro desafio para a entidade foi ter o espaço para construir o novo datacenter e foi uma decisão que foi tomada em nível gerencial para que todo o desenvolvimento fosse alinhado com os planos estratégicos da empresa, todos os estudos necessários foram realizados, desde as obras civis até os sistemas de segurança, até que todas as condições fossem cumpridas para executar o projeto.

Solução

A fim de decidir o fornecedor que seria responsável por este importante projeto, a entidade realizou um convite à apresentação de propostas, antes do processo de licitação, a fim de analisar as diferentes possibilidades, realizar testes e definir objetivos. Finalmente, após o processo de licitação correspondente, a Redsis foi a empresa selecionada. “Trabalhamos com a Redsis há mais de 15 anos e ser capaz de trabalhar com eles neste projeto foi importante devido à seriedade e compromisso que demonstram em tudo o que fazem”, explica Rubio.

O novo datacenter exigiu um investimento em servidores, infraestrutura de rede e outros elementos para garantir seu ótimo funcionamento. Uma vez definido o espaço para o centro de dados, foram estabelecidas as necessidades de ar-condicionado, backup de energia, distribuição de energia, monitoramento ambiental, controle de acesso, circuito fechado de televisão, sistema autônomo de detecção e extinção de incêndios e agente limpo.

A solução apresentada pela Redsis tinha vários componentes de acordo com as necessidades do terminal. Produtos da marca EMERSON foram utilizados para ar-condicionado e backup elétrico. Por outro lado, para a solução de conectividade em fibra ótica, cobre, PDU inteligentes e confinamento, foram utilizados produtos da marca SIEMON, sendo a primeira solução de confinamento desta marca a ser instalada na América Latina.

Além disso, para a necessidade de apagar possíveis incêndios, foi utilizado o agente extintor NOVEC 1230 da 3M, o mais amigável ao meio ambiente.

Benefícios

“Realizamos uma revisão completa do funcionamento da empresa, sua estrutura, seus processos, seus planos estratégicos, planos de investimento, planos de custos e gastos; e o resultado desta análise reiterou que a tecnologia é um pilar importante na gestão de toda a questão da inovação; temos o desafio de contribuir para o crescimento esperado pela empresa de acordo com sua visão e missão”, diz Enoc Rubio.

Dentro dos planos de expansão que o Porto tem previsto para o curto e médio prazo, a tecnologia desempenha um papel fundamental, pois permite processos mais ágeis, seguros e eficientes que impactam positivamente o crescimento dos clientes e a competitividade da cidade e do país.

“Toda a otimização de nossas operações visa refletir-se na satisfação do cliente”, conclui o engenheiro Rubio.

Graças a esta mudança significativa, a entidade possui uma infraestrutura mais robusta, que responde às necessidades comerciais atuais e futuras e aproxima o terminal do cumprimento de seu propósito de se tornar uma referência de plataforma logística portuária no país.

Menu