OUTROS CASOS BEM SUCEDIDOS

COMFABOY

Generalidades

COMFABOY

Fundo de compensação familiar

650 funcionários ativos

BOYACÁ

O setor de solidariedade na Colômbia oferece uma ampla gama de serviços que cobrem as necessidades de trabalho e bem-estar familiar de mais de nove milhões e meio de trabalhadores em seiscentas mil empresas que operam na Colômbia. O Fundo de Compensação Familiar de Boyacá, Comfaboy, é um dos 43 fundos existentes no país e oferece serviços de subsídios, moradia, saúde, educação, recreação, financiamento, treinamento e serviços de assistência social a mais de cento e oitenta mil membros que trabalham em quinze mil empresas contribuintes do departamento.

Entidade

Comfaboy é uma organização estabelecida em 17 de agosto de 1961, sete anos após a criação do primeiro fundo de compensação familiar na Colômbia.

A entidade conta com um quadro de 650 funcionários, que trabalham em escritórios administrativos localizados em Tunja, Duitama, Sogamoso, Chiquinquirá, Paipa, Moniquirá, Puerto Boyacá, Guateque, Samacá e Garagoa; bem como em 4 centros educacionais, 11 jardins sociais, 3 instalações recreativas e 5 centros de saúde.

Comfaboy tem programas de assistência social, que desenvolve com princípios de equidade e solidariedade. É reconhecido por sua solidez, eficiência, qualidade e competitividade, em benefício de seus afiliados e famílias.

Desafio

O fundo de compensação tinha uma infraestrutura de TI adquirida em 2012, que respondia às necessidades operacionais e ao crescimento da época, sob um esquema de serviços bem organizado.

No entanto, cinco anos depois houve dois desafios fundamentais: por um lado, um nível de obsolescência tecnológica e, por outro, a migração para uma nova plataforma ERP que atendesse às normas IFRS atuais, faturamento eletrônico, entre outros requisitos que lhe permitissem atender aos novos desafios comerciais, crescimento e política de qualidade em termos de serviços e gestão de recursos.

A entidade possuía uma infraestrutura baseada em 12 servidores físicos INTEL, em sua sede em Tunja, Moniquirá, Paipa, Sogamoso, bem como em um centro de dados de contingência em Bogotá. Destes, 5 servidores funcionavam em Linux e 7 servidores em Windows, que por sua vez tinham 34 servidores virtualizados para atender a demanda de serviço.

Todo o esquema estava no limite de sua capacidade produzindo atrasos consideráveis em vários processos de missão crítica, tais como a liquidação de subsídios, encerramentos contábeis e geração de relatórios, entre outros.

A isto se acrescentou a necessidade de migrar para uma nova plataforma contábil e administrativa, já que se trabalhava com uma aplicação desenvolvida por um fornecedor em Bogotá desde 2000. Esta aplicação com seus bancos de dados funcionava em 2 servidores físicos dedicados e sob um esquema isolado para um melhor tempo de resposta aos usuários.

Todo este esquema gerou ao longo do tempo uma administração densa para a equipe de engenharia com múltiplas sessões de monitoramento simultâneo e o risco de perder informações devido a possíveis interrupções nos processos.

Solução

Após um período de estudo sobre o impacto de ter uma infraestrutura baseada em um esquema tradicional, a Comfaboy inicia, juntamente com a Redsis, uma análise do crescimento e melhoria dos serviços de TI. Uma estratégia de consolidação da infraestrutura é então projetada com a tecnologia IBM Power Linux, virtualizada e centralizada em sua sede.

Isto não apenas reduziria a renovação tecnológica e os custos de implementação, mas também melhoraria substancialmente os processos de gerenciamento de infraestrutura.
A estratégia consolidou as 12 máquinas físicas existentes em 3 servidores: um IBM Power S822L para todo o ambiente LINUX com 24 servidores virtualizados; e 2 máquinas Intel Lenovo x3650M5 para Windows com 10 servidores virtualizados com VMWare. Da mesma forma, os servidores de 3 sedes regionais foram renovados com máquinas Supermicro.

Durante a implementação, as licenças do sistema operacional e bancos de dados foram atualizados, passando do Windows Server 2003-2008 para a versão 2014 e do SQLS 2008 para 2012. Da mesma forma, as licenças da IBM Informix foram renovadas, assim como do VMWare Essencials Kit e as licenças de administração do vCenter.

Quanto ao sistema de armazenamento foi trocado por discos de estado sólido com uma unidade IBM Storwize v5010, acompanhado pela solução Backup a fita utilizando o software de backup IBM Spectrum Protect e um drive de fita IBM TS3100.

Benefícios

A estratégia de consolidação produziu resultados significativos em termos de eficiência de processos e administração.
O número de servidores físicos na sede foi reduzido em 80% e o ambiente de servidor virtual foi ampliado e otimizado usando Power KVM para ambientes Linux e VMWare para ambientes Windows.

A renovação tecnológica realizada em todas as sedes, incluindo seu centro de contingência em Bogotá com tecnologia IBM Power8, reduziu um terço os tempos de resposta das aplicações acessadas por 450 usuários, 200 dos quais simultâneos no novo sistema ERP.

Por exemplo, processos como a liquidação de subsídios, que antes levavam 12 horas, agora são feitos em um máximo de 3 horas; e um fechamento contábil de 1 hora em apenas 20 minutos.

Estes resultados também foram alcançados através da migração da tecnologia de armazenamento para discos de estado sólido, o que melhorou a velocidade de acesso aos dados comerciais críticos e a experiência dos usuários que acessam o sistema de diferentes locais.

A unificação para uma única versão do sistema operacional e bancos de dados também reduziu o trabalho de monitoramento da infraestrutura, passando de 12 sessões para apenas 3. Isto facilitou muito a tarefa de monitoramento dos processos e da carga de trabalho da equipe de TI, especialmente durante os encerramentos mensais.

A estratégia de consolidação virtualizou vários servidores físicos que eram independentes, reduzindo o número de servidores e alcançando uma economia de cerca de 20% no consumo de energia nos centros de dados.

Quanto à facilidade de expansão física e manutenção de servidores, com a tecnologia IBM Power, engenheiros e técnicos podem remover imediatamente componentes de servidores e substituí-los por novos. Eles podem até mesmo reiniciar o servidor em apenas alguns minutos, uma vantagem sobre as máquinas anteriores que levavam de 10 a 15 minutos.

A isto se somam os benefícios da modernização da infraestrutura que suporta os serviços da entidade, tais como um melhor sistema de backup e recuperação de dados, renovação dos serviços de suporte de máquinas e a tranquilidade de ter uma plataforma robusta para atender aos processos internos que permitem pronta atenção às exigências dos usuários e empresas afiliadas.

Para a Comfaboy, este projeto é um sucesso se levarmos em conta que os objetivos estabelecidos para a migração do sistema ERP e uma adequada renovação de TI, foram alcançados sem qualquer problema graças à confiança que este cliente depositou na equipe de engenharia da Redsis, que destaca sua capacidade de cuidar, resolver problemas, conhecimento, compromisso e relacionamento com a entidade.

Menu