OUTROS CASOS BEM SUCEDIDOS

EBSA

Generalidades

EBSA – EMPRESA DE ENERGÍA DE BOYACÁ

Serviços Públicos

550 funcionários ativos

BOYACÁ

EBSA S.A. E.S.P. é uma empresa colombiana de serviços públicos domiciliares, mista, com cobertura no departamento de Boyacá, que fornece energia a aproximadamente 450 mil usuários; atualmente conta com 550 funcionários ativos.

Entidade

Com sessenta e um anos de história, a Empresa de Energia de Boyacá – EBSA S.A. está catalogada como uma das entidades mais importantes da região devido à prestação de serviço público de energia elétrica a mais de 450 mil usuários. Dentro de suas projeções está a cobertura de todo o departamento nos setores comercial, industrial e residencial; e sua boa gestão se reflete no crescimento de suas operações, com um sistema de distribuição que beneficia áreas rurais e urbanas em 123 municípios do departamento de Boyacá.

A empresa trabalha com uma filosofia de qualidade, buscando melhoria contínua e evolução em seu portfólio de produtos, a fim de oferecer um serviço eficiente a seus clientes. A EBSA recebeu a certificação ISO 9001:2000 do CIDET, e em 2007 e 2008 foi certificada novamente pela mesma entidade.

Desafio

A infraestrutura de redes e comunicação da entidade cresceu à medida que suas operações se tornaram cada vez mais dependentes da tecnologia da informação.

Infelizmente, e como consequência do alto volume de tráfego de dados, a rede começou a se tornar um problema para as operações diárias devido a sua instabilidade e lentidão.

Portanto, no âmbito de uma grande estratégia de modernização e atualização tecnológica da EBSA, um dos primeiros passos foi resolver os problemas de infraestrutura de rede e unificar a rede de voz e dados.

Solução

A Redsis ofereceu à EBSA uma solução pronta para uso ou ‘chave na mão’, com todo o conhecimento e experiência que seus engenheiros poderiam fornecer para projetar e implementar toda a infraestrutura de rede da EBSA. Além disso, apresentou propostas para a implementação de novos servidores e soluções de armazenamento como parte de outros projetos.

Inicialmente, a Redsis se encarregou de modernizar o núcleo da rede, implementando uma infraestrutura de ponta com switches Cisco que incluem capacidades de comunicação IP. A partir dali, a rede foi montada para prover as instalações da entidade com pontos de voz e dados para a integração de todas as comunicações diretamente ao desktop.

Pela EBSA, este projeto foi liderado pelos engenheiros Osvaldo Rojas e Carlos Gomez; enquanto a Redsis tinha quatro profissionais para levar a cabo toda a implementação, desde os centros de fiação até os dispositivos que atendem os usuários finais.

No âmbito deste projeto, foram instaladas câmeras e equipamentos para fornecer um sistema de videoconferência em diferentes áreas, tais como escritórios dos diretores da entidade, a sala de reuniões e o auditório; tudo isso para formar uma solução de comunicação eficaz para toda a entidade.

Benefícios

Embora o estudo do projeto tenha começado em dezembro de 2014, sua implementação começou em 2015 e foi concluída em meados de junho do mesmo ano. Em apenas seis meses e em uma única fase, toda a infraestrutura foi colocada em funcionamento. Os benefícios que a EBSA obteve com este projeto podem ser resumidos em quatro, até agora:
Primeiro, uma conectividade de alta velocidade na rede de dados desde que passou de ter um Backbone com capacidade de transmissão de 1 Gbps para um com capacidade de transmissão de 10 Gbps.

O segundo, como consequência do primeiro, é que foi possível implementar o sistema de videoconferência, que ajudou a aproximação dos chefes de área de todas as unidades que estão centralizadas em Tunja.

Um terceiro benefício é a instalação de novas estações de trabalho graças à implementação de cabeamento estruturado nas instalações.

Finalmente, os tempos de resposta em todos os processos foram melhorados em uma alta porcentagem. “O grau de aceitação foi muito alto porque ao aumentar a velocidade da rede, o acesso à Internet e às aplicações melhorou, e isto é algo que os usuários verificam imediatamente. A melhoria das comunicações, graças à videoconferência, deu aos gerentes um maior controle sobre as operações diárias”, explicam os engenheiros líderes do projeto na EBSA.

A Redsis e a EBSA mantêm uma relação comercial de longa data e alcançaram os resultados esperados em cada projeto, tanto a nível tecnológico quanto comercial. “A Redsis nos deu confiança, porque eles têm as pessoas certas, atingiram os objetivos e com propostas de investimento competitivas, o que nos dá um retorno mais rápido do investimento”, conclui o engenheiro.

Menu