BRASILIA
Generalidades
EXPRESO BRASILIA
Uma das empresas colombianas de transporte terrestre mais emblemáticas em Barranquilla, atualmente tem uma carteira de serviços da qual muitas pessoas e milhares de empresas se beneficiam a cada ano. Sua moderna infraestrutura impulsiona a Expreso Brasília para o futuro graças a uma melhoria substancial de seus processos internos e a uma maior análise do negócio.
Entidade
Recentemente, a Expreso Brasilia comemorou 55 anos de operações; seus serviços de transporte começaram com a rota Barranquilla – Cartagena – Barranquilla em 1961, e atualmente transporta mais de 4 milhões de passageiros por ano, mas além disso, outros serviços compõem seu portfólio, tais como serviços de frete e courier, serviços especiais de transporte corporativo para empresas e transferências de dinheiro.
Suas operações já cobrem todo o território colombiano com mais de 200 pontos de venda e 1.000 destinos nacionais, além de destinos internacionais nas cidades de Caracas e Lima, na Venezuela e no Peru, respectivamente.
Desafio
Os negócios da Expreso Brasília dependem da agilidade com que suas transações diárias são processadas e consolidadas. A empresa tinha um datacenter com as principais aplicações comerciais ao qual todos os seus escritórios estavam remotamente conectados.
“A informação é o ativo mais valioso de nossa empresa e quisemos aumentar sua disponibilidade e segurança através de uma infraestrutura mais robusta e soluções que nos permitam ter uma maior integração das operações”, explica Gustavo Lopez, Diretor de Infraestrutura da Expreso Brasilia.
A empresa queria melhorar a gestão de outras áreas da empresa, tais como finanças e recursos humanos. Além disso, para facilitar o cumprimento sem causar problemas a seus usuários ou processos comerciais, ou ter que investir em desenvolvimentos adicionais.
Solução
Expreso Brasília decide então migrar seu principal datacenter fora de suas instalações, através de um acordo com um provedor de serviços de telecomunicações; mas ao mesmo tempo, decide manter seu próprio datacenter interno como uma infraestrutura de contingência.
Cada um desses centros de dados tem uma solução de backup e recuperação de desastres para garantir a alta disponibilidade de informações.
“Para este projeto trabalhamos com a Redsis porque descobrimos que eles têm toda a experiência neste tipo de tecnologia e poderiam nos oferecer serviços de administração delegada através dos quais podemos terceirizar a gestão da infraestrutura e deixá-la nas mãos de especialistas”, explica o engenheiro López.
O núcleo do negócio foi migrado para a nova infraestrutura e depois os sistemas SAP foram implementados, incluindo a integração necessária para trabalhar com o sistema de bilhetes, transferência de dinheiro e encomendas, e outros serviços da empresa. Todo este processo levou vários meses e foi realizado gradualmente, realizando os testes e protocolos necessários até que todas as soluções fossem colocadas em produção.
A Redsis acompanhou este processo e assumiu a administração delegada de toda a infraestrutura, de modo que ela possa colaborar com todos os serviços da empresa. A Redsis cuida da operação das máquinas e do suporte ao banco de dados Oracle DBA, e cuida do cluster de suporte ao banco de dados Oracle.
Finalmente, verifica a consistência e as políticas de backup da empresa, com um modelo baseado em tickets, com especialistas na gestão da operação que é feita remotamente com conexão de acesso dedicado a cada um dos consoles, e monitorando sete dias por semana e 24 horas por dia.
“A administração delegada nos permitiu focar mais no negócio; e com a Redsis vamos de mãos dadas porque é uma empresa reconhecida por sua trajetória e que sempre nos ofereceu acesso a pessoal treinado em cada área que necessitamos”, diz Gustavo López.
Benefícios
Hoje, a Expreso Brasilia é uma empresa melhor preparada para o futuro. Sua nova infraestrutura de centro de dados (principal e de backup) é mais segura, eficiente e com maior disponibilidade de tempo. A aquisição de uma solução de classe mundial como a SAP, integrada com aplicações comerciais centrais otimizadas, levou a empresa a melhorar suas operações em todas as áreas.
Com base nisso, a empresa tem acesso a novos relatórios para analisar o desempenho comercial e controles adicionais. Ela também pode se adaptar mais facilmente às mudanças de mercado ou regulamentares e criar novos serviços em seu portfólio.
Agora a empresa pode adotar outras tecnologias, como soluções analíticas de negócios que podem utilizar a vasta quantidade de dados e transformá-los em informações valiosas para a tomada de decisões. “Nós aprimoramos a infraestrutura para ter crescimento comercial através da análise e, por outro lado, ter soluções que nos permitam o acesso a partir de qualquer dispositivo. Também queremos utilizar fontes de dados estruturadas e não estruturadas para beneficiar nosso crescimento no mercado”, conclui Gustavo Lopez.