RPA E BPA - automação dos processos comerciais

BPAAutomação robótica de processos (Robotic Process Automation ou RPA) e automação de processos de negócios (Business Process Automation ou BPA) são duas ferramentas tecnológicas diferentes que ajudam empresas a melhorar a velocidade, precisão e eficiência dos seus processos.

Você já conhece essas ferramentas? Confira como a automação de processos pode ajudar o seu negócio!

O que é RPA?

Automação robótica de processos (Robotic Process Automation, RPA) é uma tecnologia de software fácil de usar para automatizar tarefas digitais.

Com RPA, os usuários criam os robôs de software RPA que manipulam e se comunicam com seus sistemas e aplicações comerciais para acelerar os processos e reduzir a carga de trabalho. 

Essa solução se diferencia de outras soluções de automatização graças à sua flexibilidade e capacidade de integrar fluxos de trabalho de forma eficiente, em toda a empresa.

Não importa onde você esteja em sua jornada de automatização, se você está pronto para implementar seu primeiro processo automatizado ou se deseja ampliar sua capacidade através da automação, RPA pode ajudá-lo a atender suas necessidades e alcançar seus objetivos.

 

Maior flexibilidade

As soluções de Automatização Robótica de Processos são projetadas para aumentar a produtividade, melhorar a precisão e ajudar sua empresa a se expandir, delegando tarefas manuais e repetitivas aos robôs.

 

Mais tempo

A instalação de um robô é tão intuitiva para um técnico especializado quanto para um usuário não-técnico. Com a tecnologia RPA gerenciando seus processos comerciais, sua equipe terá mais tempo para tarefas mais estratégicas que agreguem mais valor ao seu negócio.

 

O que é BPA?

Business Process Automation (BPA) é um termo muito amplo, que inclui diversos tipos de softwares de automatização que possuem uma coisa em comum: ajudam as empresas a atingirem objetivos que vão muito além do departamento de TI. O BPA pode ser entendido com uma automatização de funções e processos de negócios complexos.

Para organizações em todo o mundo, a flexibilidade e a eficiência são essenciais para atender aos requisitos em constante mudança dos clientes e do mercado. O BPA oferece flexibilidade máxima porque você pode aproveitá-lo para automatizar qualquer processo. 

Com o software de automatização de processos, você pode alcançar novos níveis de produtividade e reduzir custos e erros associados a tarefas manuais. A introdução da automatização do fluxo de trabalho traz eficiência aos processos em toda a sua empresa e é a chave para maximizar o tempo valioso dos funcionários, especialmente em áreas em que os recursos têm mais projetos para concluir do que horas por dia.

RPA vs. BPA: qual escolher?

Plataformas de RPA são uma solução pontual para quem quer automatizar tarefas específicas, principalmente aquelas que simulam atividades. O RPA funciona bem para tarefas que não variam com frequência; tarefas mais constantes.

As plataformas de BPA são uma solução estratégica que as empresas usam para automatizar tarefas, modelar processos e estruturar fluxos de trabalho. 

É possível conectar esses softwares a outras plataformas e ter à disposição recursos adicionais para colaboração e análise de dados. O BPA é uma boa opção para empresas com processos que precisam ser atualizados ou modificados com frequência. 

Muitas empresas utilizam tanto plataformas de RPA quanto de BPA para automatizar e melhorar processos. É interessante as duas tecnologias trabalhando juntas como parte de iniciativas de transformação digital.

Nós podemos te ajudar!

Ainda com alguma dúvida? Procure a Redsis Brasil ainda hoje, que vamos te ajudar nessa transformação. 

Simplifique seu dia a dia com a Redsis! Entre em contato e agende hoje mesmo uma demonstração sem compromisso.

Menu