Alcançando a transformação digital: por que iniciar o RPA leva ao sucesso

Transformación Digital

Diálogos sobre a Transformação Digital acontecem diariamente em todo o mundo. Independentemente do setor em que você trabalha, você verá mais e mais esforços para incorporar ferramentas digitais para transformar os processos dos negócios e a maneira como você trabalha. Para algumas empresas, essas conversas sobre Transformação Digital começam a ocorrer como uma forma de ser inovador, ter um melhor desempenho ou resolver novos problemas. Para outros, são uma forma de acompanhar seus concorrentes em um ambiente que está em constante mudança.

Não importa a situação em que sua empresa esteja, você pode alcançar a Transformação Digital se começar a usar ferramentas que mostram resultados imediatos e transformam verdadeiramente os processos. A Automação Robótica de Processos (RPA) é o melhor ponto de partida, pois é uma tecnologia projetada para atender os principais eixos da Transformação Digital. A Automação Robótica de Processos (RPA) consiste na automação de tarefas repetitivas e foi projetada para ajudar as pessoas a voltarem para o trabalho estratégico.

Quais são as dificuldades que as empresas encontram ao tentar começar com a transformação digital? E como o RPA pode resolver os problemas?

1. Focar muito no digital e não o suficiente na transformação

Às vezes, as empresas falham na Transformação Digital ao esquecer que as ferramentas digitais não são iguais à transformação dos processos de negócios. Nem todo software (ou outras ferramentas digitais) vai mudar e melhorar a maneira como as pessoas trabalham.

Algumas dicas para garantir que as ferramentas que você selecionou realmente transformarão suas operações de negócios são:

  • Antes de escolher uma ferramenta, conheça como trabalham as pessoas da sua empresa. Descubra o que os impede de serem tão produtivos quanto deveriam ser, concentre-se em descobrir quais são os processos manuais estão atrapalhando.
  • Escolha ferramentas que resolvam problemas específicos da sua organização, cuja solução irá produzir uma mudança real no seu negócio. Isso levará tempo e discernimento, mas qualquer ferramenta que não resolva uma necessidade específica não será mais utilizada e, portanto, o investimento não será recuperado.
  • Encontre ferramentas que podem ser implementadas em pequenos projetos antes de escalar para toda a empresa. Dessa forma, você pode testá-las aos poucos, ajustar as melhores práticas e deixar que as unidades de negócios se adaptem.

O RPA foi projetado para tornar as pessoas mais produtivas e ajudá-las a superar tarefas manuais repetitivas. Quando implementado de forma eficaz, os funcionários verão imediatamente o valor de usar uma ferramenta RPA, aumentando o grau de adoção e gerando um retorno mais rápido do investimento. Assim, a solução RPA será facilmente escalável, o que significa que você pode começar com um projeto pequeno e bem-sucedido e depois expandir a automação para toda a empresa.

2. Má comunicação dentro da empresa e com os clientes

Mesmo quando a nova tecnologia escolhida é perfeita para as operações de negócios da sua organização, recomendamos que você se incline para a supercomunicação. Quem participa da escolha das novas ferramentas está imerso nos benefícios e conhece o trabalho interno, mas os funcionários do restante da empresa não terão conhecimento dessa informação. Ao apresentar uma nova tecnologia, venda-a para seus funcionários e, ao fazer isso, apresente os motivos pelos quais você se interessou para os líderes da empresa e explique como isso pode transformar a maneira como eles trabalham para melhor.

Essa etapa não deve ser apenas uma comunicação única. A má comunicação sobre as novas tecnologias afunda as iniciativas de Transformação Digital porque a adoção das ferramentas requer tempo e treinamento. Deve haver conversas realistas sobre como os funcionários podem esperar que as coisas mudem, e essas conversas também devem ser estendidas aos clientes, conforme apropriado. As empresas esperam que a Transformação Digital não apenas mude a maneira como as pessoas trabalham na organização, mas também afete positivamente a prestação de serviços e produtos.

Por exemplo, conforme você dimensiona uma ferramenta de RPA da primeira unidade de negócios em que foi implantada para o resto da empresa, forneça casos de uso, modelos de bot, guias de práticas recomendadas e explique vigorosamente por que o RPA foi a solução escolhida. Incentive os primeiros usuários a compartilharem suas experiências de aprendizagem e adaptação ao trabalho com bots para construir confiança e deixar claro para o resto da empresa como e por que o RPA pode gerar mudanças positivas e sustentáveis.

3. Trabalhar em demanda

Empresas que não se comunicam entre as diferentes unidades de negócios irão falhar em seus esforços de Transformação Digital, justamente porque esta tem a intenção de ser transformadora. Eles provavelmente perderão oportunidades de conectar unidades de negócios à ferramenta e levará mais tempo para se tornarem especialistas ... ou não irão alcançar perfeitamente a meta.

Conforme você implementa uma nova tecnologia, agende reuniões regulares em que representantes de diferentes áreas compartilhem com outras pessoas o que funciona e o que não funciona. Isso ajudará os novos usuários a se familiarizarem mais rapidamente, pois eles se beneficiarão das experiências de usuários mais experientes.

Quando totalmente escalado, o RPA ajuda a quebrar os silos porque conecta os processos de negócios das diferentes áreas de uma organização. Para fazer isso, a ferramenta que você escolher deve ter bots flexíveis e reutilizáveis ​​que podem ser compartilhados e adaptados a novos propósitos.

Comece a transformação digital com RPA

Conhecer os principais desafios que as organizações enfrentam ao iniciar a Transformação Digital permitirá que você melhore suas chances de implementar com sucesso a automação robótica de processos. Ainda mais importante é começar essa iniciativa adotando uma solução RPA como base, pois ela transforma a maneira como você trabalha, você pode obter um ROI rápido e ter histórias de sucesso imediatas que ajudarão todos os esforços de Transformação Digital a avançar em um ritmo constante.

Conteúdo original de Alcançando a transformação digital: por que iniciar o RPA leva ao sucesso

Menu