A Omnicanalidade no varejo é um Power Point que ninguém imaginou antes

Não só ninguém teria imaginado antes, mas hoje se torna talvez a melhor oportunidade para desenvolver – imediatamente – vendas através de canais não tradicionais. Os comerciantes menores se depararam com uma enxurrada de compradores que queriam seus produtos, mas nunca voltaram à loja.

Essa realidade apenas expôs as deficiências de estratégias e plataformas – com poucas exceções – que ainda existem no mercado hoje. Estamos longe dessas latitudes da Amazon e do Alibaba. Pior ainda, muitos comerciantes nem mesmo possuem equipes treinadas e dispostas a explorar o e-commerce direcionado ao consumidor a partir da importância que um canal alternativo de vendas exige. A Omnicanalidade de que tanto se fala em eventos, nada mais é do que uma página em Power Point que ninguém consulta e que dorme no disco rígido do gestor de marketing e negócios.

Esta é sua chance, senhores. Eles foram chamados a campo para contribuir com suas habilidades para o time em um jogo que estamos perdendo de goleada e o tempo está se esgotando. Os ensinamentos são muitos e as oportunidades para vender muito mais. É hora de planejar, se alinhar com o comprador, buscar ajuda, conhecimento e ferramentas para enfrentar as estratégias que lhe permitem virar o jogo. Levará muito tempo antes de voltar a ter filas nas portas da sua loja em uma Black Friday.

Enquanto isso e sem muita delonga, uma rede de lojas de roupas que se caracterizava pela simplicidade e austeridade quase espartana entrou no mercado com uma solução de baixa tecnologia (Lowtech), para impulsionar suas vendas em canais não tradicionais. Almacenes Only em Bogotá usa suas plataformas de Facebook e WhatsApp para vender “online” aos seus clientes. Este modelo – indiscutivelmente disruptivo – sem ferramentas tecnológicas de ponta, mas com engenho e criatividade, permite que os compradores se comuniquem por chat com a loja e por meio de fotos e mensagens decidam a compra. Com certeza Almacenes Only vai empatar o jogo sem Messi e Ronaldo, mas com uma visão clara: Satisfazer o cliente é importante.

Alfonso Mogollón
Gerente de vendas e marketing
Redsis

Menu